SIGA-NOS
Área restrita

Seareiro 189 - Setembro/Outubro 2023

Sumário

8 / Festa Julina
Realizada com sucesso pela Seara Bendita dias 8 e 9 de julho, a 16ª Festa Julina – Arraial Solidário 2023 foi marcada pela alegria, guloseimas típicas, decoração especial, espírito de colaboração, reencontros, amor e dedicação.

10 / Parábolas de Jesus
Das poucas linhas da “Parábola do Fermento” (Mt 13:33) e (Lc 13:20-21) é possível tirar uma grande lição: nós somos a massa e temos à disposição o fermento, que são os ensinamentos do Mestre Jesus. 

12 / Codificação
Kardec foi acusado de racismo por três trechos de sua obra: em A Gênese, Revista Espírita e Obras Póstumas, esta até com pedido de recolhimento. Na decisão, escreveu o juiz: “...A obra expressa o mais absoluto respeito à diversidade humana, sem preconceito de nenhuma espécie”. 

14 / Estudando O Livro dos Espíritos
Perguntas 926 a 936 – Parte quarta: “Das Esperanças e Consolações”, Cap. I, “Das penas e gozos terrestres”, item 1 “Felicidade e infelicidade relativas” (continuação) e item 2 “Perda de entes queridos”. 

19 / Sonho sem fim
Nicholas George Winton criou sua própria organização para resgatar 669 crianças judias na antiga Checoslováquia, salvando-as da morte certa em 1939, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial. 

20 / Especial
O codificador alertou em discurso aos espíritas franceses que a busca pela igualdade por meio da imposição e sem ter como base a caridade seria apenas uma utopia. 

22 / Capa
• O Lar Meimei, sede da Área de Assistência e Serviço Social da Seara Bendita Instituição Espírita, completa 40 anos. Nesse período, com o empenho de voluntários dedicados em servir com amor, vem desenvolvendo trabalhos de caridade que ajudam a transformar vidas. 

• Orientado pelo princípio espírita cristão e pelo lema “Fora da caridade não há salvação”, o Lar Meimei tem como objetivo beneficiar os mais necessitados com doação de cestas básicas, orientação a gestantes e cursos profissionalizantes, entre outras atividades.

A seriedade do trabalho rendeu parcerias importantes nessas quatro décadas de história, entre elas órgãos do poder público, de entidades do terceiro setor e de organizações privadas, sempre com excelentes resultados. 

• Ao longo da história, o Lar Meimei sempre transformou vidas, não só dos assistidos como também dos voluntários. Doar com amor algumas horas de atenção em benefício de quem precisa proporciona recompensa imensurável de bem-estar, sensação de dever cumprido e consciência de que estamos todos a caminho da evolução. 

30 / Reflexão
Como um texto que atravessa milênios pode se adequar à vida de tantas pessoas sem ser distorcido? As parábolas de Jesus, encontradas nos Evangelhos, nos permitem elaborar perguntas não respondidas e entender melhor a caridade. 

32 / Seminário
O Espírito Joanna de Ângelis passou a ser conhecido no movimento espírita brasileiro, e subsequentemente em outros países, pela mediunidade de Divaldo Franco. Sua primeira aparição ao médium deu-se em dezembro de 1945. 

34 / Personalidade do Espiritismo
Foi curto e de grande provação o tempo em que Auta de Souza esteve encarnada, mas ela o viveu intensamente, publicou o livro de poesias Horto e conviveu com grandes poetas e escritores do seu tempo, como Olavo Bilac e Luís da Câmara Cascudo. 

36 / Infância e Juventude
A ONG Mundo da Fantasia apresentou seu trabalho de transformação socioeducativa de crianças e jovens na Seara Bendita a convite do Grupo Azul da Evangelização Espírita Infantil. 

38 / Infantil
A atenção da turminha agora se volta para um cãozinho abandonado e faminto encontrado em uma praça. O empenho da professora Aurinha resultou em um lar para o novo amigo, que recebeu o nome de Emmanuel. 

40 / Evento
Evangelizadores e alunos do CEETE – Curso de Evangelizadores Espíritas e Técnicas de Evangelização reencontram-se em evento na Seara para uma tarde de integração e de estudo sobre Jesus. 

42 / Dicas Culturais
A trajetória de vida de um homem arrogante que mudou completamento sua postura e se elegeu presidente dos EUA por quatro mandatos (Um homem determinado); a história de dois mergulhadores de grandes profundidades que arriscam a vida sem usar equipamentos (De tirar o fôlego); e a vida de Karen Blixen, renomada escritora entediada que manipula quem está em busca de fama e reconhecimento (O pacto).