SIGA-NOS
Área restrita

Seareiro 186 - Março/Abril 2023

Sumário

 

8 / Parábolas de Jesus
O Mestre Jesus usou palavras simples para relatar acontecimentos cotidianos e o ensinamento moral da “Parábola do Filho Pródigo” é um convite à reflexão, pois evidencia a necessária reforma íntima para alcançar a evolução espiritual.

10 / Filosofia
Não há determinismo nem acaso. A lei de causa e efeito é um elo infinito em que os fatos se encadeiam tendo sempre uma consequência. No ciclo inverso, chega-se à causa primária de todas as coisas, a causa incausada, que é Deus.

12 / Estudando O Livro dos Espíritos
Perguntas 893 a 903 – Parte terceira: “Das Leis Morais”, Capítulo XII, “Da Perfeição Moral”, item “As virtudes e os vícios”, é o tema desta edição com os comentários de Marcelo Bizzi.

17 / Sonhadores
Quando Stephen Hawking teve pneumonia, os médicos aconselharam a família a desligar os aparelhos, pois não tinham como salvá-lo. A esposa recusou, ele sobreviveu e deixou um grande legado para a humanidade.

18 / Psiquiatria
A palavra psiquiatria tem origem grega e significa “arte de curar a alma”, o que aumenta a responsabilidade do profissional dessa área preparado para lidar com as mais profundas emoções de seus pacientes.

20 / Espiritismo
Kardec buscou o equilíbrio entre fé e razão, pois a intenção era não deixar espaço ao misticismo nem às alegorias suscetíveis a falsas interpretações. A fé põe limite ao extremo do pensamento e a razão limita o extremo da fé.

22 / Capa
• Os laços familiares receberam especial atenção no trabalho de Kardec. Em dois capítulos de O Evangelho Segundo o Espiritismo (4 e 14) e em algumas perguntas de O Livro dos Espíritos o tema ganha relevância e a espiritualidade traz respostas consoladoras para sanar as muitas dúvidas que pairam sobre as relações entre as famílias. 

• Ainda sobre o tema família, Seareiro traz os ensinamentos do Mestre Jesus quando trata de questões como “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos” (Mc, 3: 31-35), “Odiar e abandonar os pais” (Lc, 14: 26) e “Divórcio” (Mt, 19: 1-9) com a interpretação de cada passagem por estudiosos. 

• O ensino religioso assim como os valores da cidadania devem ser apresentados à criança desde cedo, pois vão auxiliar o futuro adulto a compreender melhor o mundo e a respeitar as diferenças. As perguntas 208 e 382 de O Livro dos Espíritos são claras sobre essa questão e não deixam margem a dúvidas. 

30 / Seminário
A trajetória de Joanna de Ângelis em suas existências na carne desde a época de Jesus, quando foi Joana de Cusa, esposa de um importante oficial da corte romana responsável pela residência de Herodes Antipas.

32 / Reflexão
O Cristianismo ensina que Deus pode atender aos que oram, aos que fazem sacrifícios, aos que confessam seus pecados. Há uma razão que desconhecemos para explicar os pedidos não atendidos.

34 / Personalidade do Espiritismo
Cientista ligado ao estudo dos astros e do Universo, Camille Flammarion conheceu o Espiritismo, interessou-se pelo estudo do intercâmbio com os Espíritos e foi um dos principais colaboradores de Kardec, com vasta obra publicada.

36 / Bendita Semente
Adair Ribeiro, do museu virtual allankardec.online (Akol) e da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP) Distrital Ibirapuera, visitou a Seara Bendita e doou 350 exemplares de livro com as obras de Kardec.

38 / Infantil
Entrar em sintonia com o mentor, em um momento de descontração, amizade e amor, foi o que a turminha de amigos tentou fazer na casa de Neuzinho, em Pindamonhangaba, onde foram passar um mês de férias.

40 / Gotas Poéticas
A poesia de Casimiro Cunha – “Carta às famílias” – traz o tema reencarnação e destaca o relacionamento familiar que cada Espírito precisa para evoluir, considerando o necessário resgate muitas vezes pela difícil convivência.

42 / Dicas Culturais
A luta pela sobrevivência em um ambiente de guerra e o sonho de participar da Olimpíada no Brasil (As nadadoras); o relacionamento amoroso e os fios que se entrelaçam, uma vez que nada é por acaso (A vida em si); uma viagem no tempo, um encontro com os grandes ídolos e a transformação de um sonho em realidade (Meia-noite em Paris).