SIGA-NOS
Área restrita

Seareiro 178 - Novembro/Dezembro 2021

Sumário

08 | Especial
O dia 25 de dezembro ficou marcado para os ocidentais como a data em que nasceu o Mestre Jesus, mas até hoje, apesar de sua importância, ainda existem dúvidas sobre o histórico acontecimento.1

10 | Homenagem
Francisco Cândido Xavier tem seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, um documento que preserva a memória e a grandeza de figuras que marcaram a história do Brasil.

12 | Religião
Da mesma forma que muitos seguidores do Espiritismo não nasceram em lares espíritas, não há nenhuma garantia de que as crianças que crescem na Doutrina Espírita sigam essa religião quando adultos.

14 | Estudando o Livro dos Espíritos
Parte terceira: “Das leis morais”, capítulo IX, Lei de Igualdade - 1. Igualdade natural. - 2. Desigualdade das aptidões. - 3. Desigualdades sociais. - 4. Desigualdade das riquezas., compreendendo as perguntas 803 a 813.

19 | Sonhadores
A humildade sempre foi um traço marcante da personalidade de Albert Einstein, um gênio da ciência muito à frente do seu tempo, defensor incondicional da paz e dos direitos humanos.

20 | Psicologia
A noção de certo e errado na criança vem sendo analisada por pesquisadores da psicologia sob o título de “Desenvolvimento Moral”, com o foco na fase em que afloram a compreensão e o autocontrole.

22 | Capa
Há 70 anos, em 3 de novembro de 1951, tomado pela paixão aos ensinamentos das obras de Allan Kardec que conhecera alguns anos antes, José Klörs Werneck fundava a Seara Bendita, essa casa de amor e caridade alicerçada nos princípios da Doutrina Espírita.
Nesta edição dedicada a comemorar esse marcante aniversário, Seareiro apresenta um artigo da escritora Silvia Angerami, que há dez anos publicou a obra Seara Bendita – 60 anos de amor lapidando Espíritos. Na sequência, traz depoimentos de dedicados voluntários da Seara Bendita que contribuem para propagar os ensinamentos do Espiritismo e um relato especial de Carlos Alberto Martins de Oliveira, neto de Adolpho Martins de Oliveira, o vizinho e amigo que presenteou Werneck com as obras O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns e O Evangelho Segundo o Espiritismo.

34 | Personalidades do Espiritismo
Antônio da Silva Netto tem seu nome vinculado ao Espiritismo no Brasil desde o início, sendo um dos fundadores e depois presidente do Grupo Confúcio e o criador da Revista Espírita brasileira.

36 | Infantil
A união do grupo composto por Julinho, Neuzinho, Maripa, Claudinha, Vicente e Gabs ultrapassa os muros da escola e une as famílias em torno do estudo da Doutrina Espírita e do Evangelho no Lar.

38 | Lar Meimei
A força indomável da tecnologia, desde sempre, muda a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam, trabalham ou fazem negócios, tanto que fica muito difícil imaginar a vida sem ela.

40 | Natal
A forma mudou em virtude da pandemia de coronavírus, mas a entrega das tradicionais sacolinhas de Natal continua sendo feita pela Seara Bendita a centenas de crianças. Veja como fazer sua doação.

42 | Dicas Culturais
Um prodígio do tênis e as agruras do esporte (O quinto set), mulheres espiãs contra o preconceito (As espiãs de Churchill) e um casal que aprende a aceitar  luto (Um ninho para dois), são os temas desta edição.