SIGA-NOS
Área restrita

SEAREIRO Nº 157 – SUMÁRIO MAIO/JUNHO 2018

8 _ Ciência

Faz 150 anos que Allan Kardec publicou A Gênese, última obra do Pentatêuco Espírita, que trata dos milagres, predições, questões teológicas e escriturísticas e, nos capítulos X e XI, respectivamente, da “Evolução Orgânica e da Evolução Espiritual” do ser.

 

 

12 _ Psicologia

As paixões adolescentes requerem atenção especial dos pais, pois é um momento especial da vida dos filhos, quando começam seu caminho irreversível de assumir uma identidade, um padrão de comportamento que carregarão consigo por toda a vida.

 

 

14_ Evangelho

O matemático austríaco Kurt Friedrich Gödel, em seu famoso teorema de Gödel, diz que “um sistema não é capaz de sustentar autoconsciência, esta tem que vir de fora”. Eis a base científica para facilitar a compreensão de que a consciência também “vem de fora”, ou seja, vem do Espírito e não do corpo.

 

 

17 _ Religião

O amor é condição primordial para o crescimento. É a força divina do Universo e resume toda a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, o estágio inevitável de todos os Espíritos.

 

 

18 _  Especial

O uso de substâncias psicoativas é um fenômeno cultural dos mais primitivos, praticado em múltiplos contextos socioculturais de diversas épocas da humanidade. Na atualidade, as drogas têm sido um flagelo na vida das pessoas e de suas famílias.

 

 

22 _ Capa 1

Entender a vida na terra e aprender com os erros são passos fundamentais para encontrar a felicidade, desde que haja firme disposição para a evolução, o crescimento e consciência de que isso será um aprendizado eterno para a verdadeira vida como Espírito.

 

 

24 _ Capa 2

Será que é possível ensinar as pessoas a serem felizes? A conceituada universidade americana de Yale entende que sim. Um curso específico sobre felicidade e bem-estar, ministrado terças e quintas, é o mais procurado em 378 de história da instituição.

 

 

26 _ Capa 3

O Livro Pare de Sofrer, de Zibia Gasparetto, ditado pelo Espírito Silveira Sampaio, publicado pela editora Espaço Vida & Consciência, ensina um caminho possível para a felicidade, considerando que cada Espírito, encarnado ou não, é o autor do seu destino.

 

 

28 _ Capa 4

Muitas definições podem tentar representar em palavras o conceito “felicidade”, mas o que nos faz felizes, ou infelizes, está na nossa consciência, dentro de cada um de nós, onde estão as expectativas, os sentimentos e o aprendizado de nossas existências anteriores.

 

 

30 _ Psiquiatria

Servir ao próximo, no sentido de que a caridade é o exercício de se colocar em seu lugar e agir em seu favor, deixando de lado nossas próprias vontades, nos remete à máxima “Fora da caridade não há salvação” e aos ensinamentos de Jesus “Amar ao próximo como a ti mesmo”.

 

 

32 _ Estudando o Livro dos Espíritos

Em destaque, a Parte Segunda de O Livro dos Espíritos – Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos – Capítulo XI – Dos Três Reinos”, compreendendo as questões 585 a 595, com os comentários Marcelo Bizzi.

 

 

36 _ Serviço Social

Jovens da Vila Joanisa, região Sul de São Paulo, estão recebendo preparação especial de qualificação para o mercado de trabalho e participação do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, uma iniciativa resultante do trabalho de um grupo de voluntários do Lar Meimei.

 

 

38 _ Personalidades do Espiritismo

Poeta, escritor e médium, o florentino Dante Alighieri foi um homem muito à frente do seu tempo. Sua obra-prima, A Divina Comédia, retratou a visão do Inferno, do Purgatório e do Paraíso, que ele visitava de forma mediúnica em companhia de guias espirituais.

 

 

40 _ Gotas Poéticas

Extraída do livro Parnaso De Além Túmulo, o primeiro psicografado por Chico Xavier, ditada pelo Espírito Monsenhor José Silvério Horta, uma versão de grande beleza poética do “Pai Nosso”, oração amplamente conhecido dos cristãos.

 

 

42 _ Dicas Culturais

Três vídeos para divertir o público: “Pegando fogo”, conta a trajetória de um chef de cozinha em luta contra o vício das drogas; “Um laço de amor”, em que o destaque é  a educação desde a infância, e “Maria Madalena”, um roteiro que convida à reflexão