SIGA-NOS
Área restrita

SEAREIRO Nº 155 – SUMÁRIO JAN/FEV 2018

Sumário

8_Ciência

Uma visão integradora entre ciência e fé define o pensamento de Pierre Teilhard de Chardin, padre jesuíta que dedicou sua vida à paleontologia e a filosofia. Apesar da censura, insistiu em suas teorias que mais tarde foram aceitas pelo Vaticano.

 

12_Especial

Mensagem do Espírito Bezerra de Menezes recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco, em novembro de 2017, nos alerta para os perigos do materialismo e nos convida à eterna vigilância, sempre pautados pelos ensinamentos do Mestre Jesus.

 

14_Psiquiatria

A reencarnação pode ser compulsória ou planejada pelo Espírito com base na lei de causa e efeito, sendo, portanto, de expiação ou de missão. Em ambos os casos, a infinita bondade divina nos proporciona oportunidades de aprendizado e evolução.

 

16_Estudando o Livro dos Espíritos

Nesta edição, o trecho comentado de O Livro dos Espíritos compreende as questões 566a a 576 – “Parte Segunda – Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos – Capítulo X – Das ocupações e missões dos Espíritos”.

 

20_Filosofia

Na formatura do curso de Filosofia da Seara em 2017, aluna profere discurso em que classifica os ensinamentos recebidos como “um doce copo de água”, um movimento preciso, como uma flecha lançada ao ar que segue certeira em direção ao alvo.

 

22_Capa 1

O livre-arbítrio, tema de capa desta edição, discute as sutis diferenças com o conceito de liberdade, convida à reflexão e apresenta um conselho que pode ser bastante útil: “Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”

 

24_Capa 2

A combinação das palavras livre-arbítrio, causa de acaloradas discussões durante milênios, forma a mais completa significação das responsabilidades humanas, mas com os ensinamentos dos espíritos, torna bem mais fácil compreender sua aplicação.

 

28_Capa 3

Será que podemos fazer tudo o que queremos?  Sim e não. A liberdade de escolha, ou livre-arbítrio, é uma dádiva do Pai Celestial, mas devemos nos orientar pelo Evangelho de Jesus e nossa centelha divina para discernir o que melhor nos convém.

 

31_Personalidades do Espiritismo

Escritora e médium psicógrafa, a espanhola Amália Domingo Soler encontrou no Espiritismo alento para enfrentar os constantes problemas de visão que a levaram à cegueira temporária. Produziu diversas obras, entre as quais Memórias do Padre Germano.

 

32_Evangelho

O Sermão da Montanha, proferido por Jesus à multidão que o seguia, é tido como a compilação dos ensinamentos do Cristo. Apresentado nos evangelhos de Mateus e Lucas, foi amplamente explorado em oito capítulos de O Livro dos Espíritos.

 

34_Espiritismo

O que nos diz Kardec sobre a desencarnação reflete a essência do aprendizado sobre a doutrina espírita, nos evidenciando que quanto mais conscientes e desapegados à matéria mais fácil será o desligamento do plano físico para o plano espiritual.

 

36_Religião

A transfiguração de Jesus e a materialização de Elias e Moisés no Monte Tabor, nas proximidades de Jerusalém, aconteceram em companhia de Pedro, Tiago e João, discípulos com acentuada mediunidade de doação fluídica necessária ao fenômeno.

 

39_Nota Fiscal Paulista

O governo do Estado de São Paulo mudou as regras de doação na Nota Fiscal Paulista, que agora exige cadastramento prévio do doador. Pelo novo sistema, o cadastramento para as doações deverá ser feito pelo site ou aplicativo (celular ou tablet).

 

40_Dicas Culturais

São três filmes: “Extraordinário” trata de discriminação, bullying e aceitação das diferenças; “Uma família de dois” é um misto de drama e comédia sobre um pai solteiro; e “Max – o cão herói” revela a amizade entre os seres humanos e os animais.

 

42_Gotas Poéticas

Nesta edição, dois poemas grandiosos de Chico Xavier e Emmanuel, nos apresentando em “O Silêncio” os verdadeiros sentimentos que devemos praticar e em “Tudo Passa” a bênção da consciência de que somente os valores espirituais é que ficam.força e da nossa divindade.