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Metologia - Proposta Pedagógica

O Programa terá como princípio básico a complementaridade de propósitos e ações entre família, escola e comunidade.

Estará respaldado em três pressupostos básicos que norteiam todo o trabalho:

1. Investimento na formação de crianças e jovens cidadãos através de ações socioeducativas visando à participação consciente e ativa que contribua para o desenvolvimento do “querer viver juntos”, em num sistema que contemple integração, igualdade e respeito pelos direitos e deveres individuais e coletivos.

2. Crença no protagonismo infantil/juvenil, isto é, na criança e adolescente como agentes de transformação da própria vida e da sociedade em que vivem, o que implica em uma participação consciente, criativa, empreendedora e atenta a

3. Uma nova perspectiva de solidariedade, de respeito às diferenças  e a diversidade cultural.

4. Formação de uma rede de proteção por meio do estabelecimento de parcerias e acordos com outros recursos sociais públicos ou privados, contribuindo para a melhoria da qualidade do atendimento à criança e ao adolescente.

5. Sempre que possível na metodologia, estaremos fazendo mostras de atividades para os pais e uma mostra para a comunidade em outubro ou novembro. A Cartografia será instrumento de pesquisa e ação, e tem como finalidade desenvolver um processo de conscientização acerca dos bens  e serviços das políticas sociais existentes ou não nos bairros em que  está situado o CCA, assim como contribuir para a conscientização dos moradores da comunidade acerca dos seus direitos e da construção contínua e conquistas dos mesmos.

O trabalho cartográfico propõe a crítica do cotidiano vivido e a partir de uma intervenção na comunidade local, garantir e estimular o acesso aos bens e serviços, favorecendo o intercâmbio cultural e, assim, dar  visibilidade e valor à história da comunidade.

Por tanto, as metas do trabalho cartográfico focam o atendimento de  crianças, adolescentes e suas famílias, usuárias dos serviços socioeducativos, favorecendo um maior conhecimento da história e  realidade da comunidade, realização de pesquisas das necessidades de Cidade  Ademar e apresentação de propostas de mudanças ao poder público, além da elaboração de um guia social da região.

6. O tema violência doméstica também fará parte da proposta pedagógica. Com esse projeto esperamos poder sensibilizar os usuários do CCA e comunidade  de forma ampla. O objetivo geral do projeto é o de possibilitar um entendimento e  sensibilização de educadores, pais e pessoas envolvidas para discutir, diagnosticar, acolher, intervir nas diversas situações de violência contra a criança e o adolescentes. Favorecendo espaço para discussão sobre o que é violência e suas  principais causas além de orientação para auxílio aos vitimados.

Objetivo geral:

Garantir proteção social à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades. Favorecer aquisições para a conquista da autonomia, cidadania e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, incentivando-os a ser protagonistas de sua história e da vida em comunidade.

Objetivos Específicos:

  • Garantir o acesso, a permanência e a frequência à escola.
  • Manter e ampliar o universo relacional e cultural.
  • Estimular a participação de crianças e adolescentes em ações locais visando à melhoria e revitalização do encontro comunitário.
  • Tomar consciência de suas potencialidades e limites, respeitando a si próprio e aos outros em suas diferenças.
  • Valorizar a própria identidade cultural, modos de vida, saberes fazeres da cultura local na relação com a diversidade das culturas.
  • Envolver a comunidade no trabalho do Centro de modo que a criança e o adolescente a reconheçam como espaço de identidade e pertencimento.
  • Respeitar pontos de vista distintos, valorizando o trabalho cooperativo e o diálogo para resolver conflitos.
  • Desenvolver atividades socioeducativas complementares e articuladas com a família, escola e a comunidade enriquecendo o universo informacional, cultural e lúdico de crianças e adolescentes;
  • Estimular a percepção da igualdade e das diferenças, através da construção e reconstrução da identidade e do fortalecimento da autoestima;
  • Formar cidadãos conscientes de si, do outro, da realidade que os cerca e da sua capacidade de transformação;
  • Levar as crianças e os adolescentes à percepção da sua capacidade de realização dos próprios projetos de vida, possibilitando domínio e mudança de suas condições sociais.
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